O ganho de massa muscular depende de vários fatores como genética, constituição física, níveis hormonais, alimentação, volume e tipo de atividade física. Na maioria das vezes, treino e dieta precisam ser ajustados com certa regularidade afim de estimular o crescimento muscular. Vários nutrientes precisam ser ajustados para um ganho muscular eficiente, incluindo principalmente proteínas, carboidratos e, minerais como zinco, magnésio e cálcio.
Não se sabe o quanto do sucesso deve ser atribuído à alimentação mas certamente a sua importância é maior nas fases de definição do que nas fases de aumento de massa muscular. Serão considerados apenas os aspectos fundamentados em evidências, sem especulações teóricas. A maioria das pessoas conseguirá bons resultados com condutas simples e consagradas. Dificuldades pessoais deverão ser analisadas por um profissional especializado em nutrição.
O primeiro conceito básico é que a alimentação saudável deve ser variada, com a presença de vários tipos de alimentos. Desta maneira, os nutrientes encontrados em pequenas quantidades em um alimento podem ser obtidos em outros, assim garantindo um suprimento adequado de todos os elementos nutricionais.
Os chamados macronutrientes são as proteínas, as gorduras, os carboidratos, as fibras e a água. Micronutrientes são as vitaminas e os sais minerais. Uma alimentação variada contendo cereais e seus derivados, legumes, frutas, verduras, carnes, ovos, leite e/ou derivados, certamente fornecerá todos os nutrientes necessários para a boa saúde.
Aqui vão algumas sugestões de produtos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário