Para as pessoas vivendo com HIV/aids, um bom estado nutricional pode ajudar na manutenção do sistema imunológico, ou seja, ajudar a garantir as defesas do organismo contra infecções e diminuir os efeitos colaterais dos medicamentos.
Pacientes portadores de HIV apresentam deficiências de micronutrientes, devido à ingestão alimentar insuficiente (causada pela anorexia, lesões orais, náuseas, vômito
s, disfagia), pela absorção de nutrientes prejudicada pela interação com os medicamentos utilizados e pelas necessidades nutricionais aumentadas conseqüentes do hipermetabolismo da doença. Por isso, esses pacientes se beneficiam da suplementação de vitaminas e minerais.
Os micronutrientes são antioxidantes que atuam no combate ao estresse oxidativo. Esta é uma função importante nessa doença, pois as deficiências séricas de vitaminas e minerais tornam o sistema imune mais frágil, além de tornarem o doente mais suscetível às infecções oportunistas.
A influência da suplementação com micronutrientes , tanto em adultos quanto em crianças.observamos uma diminuição da carga viral. ou seja o suplemento multivitamínico atrasa a progressão da doença e pode retardar o início da terapia antiretroviral.
Outro estudo recomenda a suplementação de vitamina A em crianças infectadas pelo HIV, pois tem efeito protetor contra mortalidade e morbidade. Os pesquisadores desse trabalho encontraram baixos níveis de vitaminas A, C e E em crianças de 3 a 12 anos com HIV quando comparadas com crianças não infectadas e sugerem a suplementação destes micronutrientes.
Vale lembrar que as intervenções nutricionais, particularmente a suplementação vitamínica, têm sido utilizadas na prática clínica, porém deve ser feita de maneira individualizada.
SUPRECAPS - SUPLEMENTO POLIVITAMÍNICO E POLIMINERAL
e compre com 10% de desconto
LeoDiet - CRN 2729
Nenhum comentário:
Postar um comentário