A Creatina é encontrada primordialmente em alimentos, e principalmente em carnes. Uma dieta típica contém de 1 a 2g de Creatina; e esta não é considerada um nutriente essencial , pois também é sintetizada pelo organismo.
A creatina endógena (do nosso organismo) é sintetizada a partir dos aminoácidos arginina, glicina, e metionina no fígado, rins e pâncreas.
No músculo em repouso, o ATP(tipo de e
nergia, produzida dentro das células) produzido pela respiração aeróbica é usado não somente pelo requerimento energético basal, mas também como doador de grupos fosfato para que a Creatina forme a reserva de PCr (fosfato+ creatiana).
Durante períodos de exercícios físicos de alta intensidade, a demanda de ATP aumenta centenas de vezes em relação ao repouso. As células musculares utilizam ATP muito rapidamente e este existe em uma quantidade extremamente limitada, suficiente apenas para poucos segundos de atividade intensa.
A maneira mais rápida de se restabelecer o ATP é através da transferência do grupo fosfato da PCr para o ADP, catalisada enzimaticamente pela creatina-quinase. A PCr existente nos músculos prolonga o tempo de níveis elevados de energia de 2 a 3 segundos (ATP) para quase 10 segundos (ATP + Cr).
O organismo pode recarregar Cr de volta a PCr em 30 a 60 segundos. Um bom exemplo aplicado é a explosão muscular em jogadas específicas do futebol americano, nas quais há 6 segundos de força máxima e aproximadamente 45 segundos que antecedem a próxima jogada.
O efeito colateral principal da creatina é retenção de líquido intra celular, suas células musculares ficam maiores por esta retenção.
Mas desde que siga a recomendação de fazer o uso desta substância de 3g a 5g, ingestão de muito líquido...3 litros de líquidos diariamente.
e compre já sua Creatina Monohidrata com10% de desconto!
LeoDiet - CRN 2729
Nenhum comentário:
Postar um comentário