segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Importância da Glutamina




A prática regular de atividades físicas associada a uma dieta balanceada são fatores essenciais para uma vida saudável e longa. Nos tempos modernos, a suplementação tem sido apontada como um possível recurso para atingir uma melhor performance e, até mesmo, como um contribuinte para a saúde.


A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no plasma e no tecido muscular, sendo aproximadamente 80% estocada no músculo esquelético. 


É um aminoácido envolvido na transferência de nitrogênio entre órgãos, no crescimento e diferenciação celular, fornecimento de energia para células de rápida proliferação, como as células do sistema imune e as células da camada superficial do intestino, além de estar envolvido em outros vários processos que ocorrem no organismo. 


Nutricionalmente é classificada como um aminoácido não essencial, uma vez que pode ser sintetizada pelo organismo a partir de outros aminoácidos, entretanto, em situações críticas, tais como cirurgias, traumas e exercícios físicos exaustivos, a síntese de glutamina não atinge a quantidade exigida pelo organismo, podendo ser considerada um aminoácido condicionalmente essencial.


A prática frequente de exercícios físicos de alta intensidade e/ou muito prolongados podem aumentar a ocorrencia de lesões, fadiga crônica, inflamações, overtraining e diminuir a eficiencia do sistema imune. 


Com isso, diversas alternativas nutricionais têm surgido na tentativa de reduzir o estresse do exercício físico e melhorar a recuperação pós treino, melhorando o desempenho de atletas e praticantes de atividade física.


Há diversos estudos que mostram que durante a execução de exercícios intensos e por um tempo prolongado ocorrem alterações nas concentrações plasmáticas de alguns aminoácidos, principalmente a glutamina. 


Atletas que participam de programas de treinamento intenso, em especial aqueles envolvidos com resistência, estão mais suscetíveis a infecções, especialmente no trato respiratório. Desse modo, a queda dos níveis plasmáticos de glutamina, após exercícios prolongados e de resistência, gera uma imunossupressão que torna o indivíduo mais suscetível a adquirir algum tipo de infecção.



A suplementação oral de glutamina é eficiente para manter a quantidade mínima necessária desse aminoácido ao final do exercício, promovendo o anabolismo celular, previnindo o catabolismo muscular,a incidência de infecções e melhorando a resposta imunológica.


Como a suplementação desse aminoácido poupa os estoques existentes no organismo, há um aumento da disponibilidade deste composto para suas diversas funções e, por isso, seu uso é muito apreciado entre os praticantes de atividades físicas.


e adquira já seu Multi Ômegas com 10% de desconto !



Nenhum comentário:

Postar um comentário