terça-feira, 23 de outubro de 2012

Correção de hábitos alimentares!




Muitas vezes a correção de hábitos alimentares é mais efetiva quando é associada a uma suplementação nutricional individualizada para garantir que todos nutrientes estejam presentes no organismo para possibilitar as mudanças necessárias, in
clusive ajudando a evitar eventuais crises de “síndrome de abstinência”que pode acontecer ao retirar um alimento alergênico como é o caso do glúten e do leite que nos AUTISTAS funcionavam como “droga”.

A suplementação nutricional, isoladamente, não terá a mesma eficácia se não existir uma correta mudança de comportamento alimentar.

É importante fazer uma avaliação da necessidade da prescrição de suplementos nutricionais e fitoterápicos para adequar as funções:

Digestivas
Imunológicas
Antioxidante
Anti-inflamatória
Detoxificante
Reparação gastrointestinal
Recuperação da disbiose
Adequação do estado nutricional

Um conceito fundamental, quando se fala de suplementos de vitaminas e minerais, é o fato dos mesmos só trabalharem em conjunto. 

A carência de um micronutriente vai interferir diretamente na função de vários outros, desencadeando uma reação de cascata e desequilibrando a função de todos. É importante considerar as competições e sinergias entre os mesmos. 

A quantidade de cada um é que será determinada pelos sintomas de carências apresentados. Ao ser sugerido a suplementação de determinado nutriente, fica subentendido que sua quantidade pode ser um pouco maior porque há sinais explícitos de sua carência, já que as funções que o mesmo executa estão deficientes. 

Exames bioquímicos de nutrientes no sangue isoladamente não refletem a dinâmica da utilização dos nutrientes nas células específicas de cada órgão ou sistema, pois, quando existe a diminuição de um micronutriente no sangue, o organismo tira de órgão de reserva para adequar a sua quantidade no sangue: homeostasia. 

Esses micronutrientes tem que estar disponíveis para as funções vitais. Portanto, os sinais e sintomas de deficiência, associado a um hábito alimentar e/ou a uma condição fisiológica que justifica aquela carência devem ser o embasamento para essa avalição. 

Mais uma vez, a clínica é soberana! Quadros específicos de distúrbios de comportamento requerem uma avaliação específica, pois muitas de suas funções não estão adequadas porque existe uma necessidade aumentada de alguns nutrientes, em relação às necessidades usuais.


Acesse nossa loja virtual e conheça nossos produtos!
www.biofoodsshop.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário