terça-feira, 30 de outubro de 2012

Proteína antes do exercício físico, diminui a energia!




Você sabia que comer proteína antes do exercício físico dá menos energia? Ou que os carboidratos devem ser evitados durante a atividade física? Mesmo a melhor e mais balanceada dieta precisa ser repensada quando se envolve alimentação e prática esportiva. Pensar no que se vai comer antes, durante e depois do exercício faz toda a diferença, principalmente, quando falamos em andar de bicicleta.


Par
a adequar a alimentação ao ritmo da pedalada não é preciso fazer nenhuma mudança drástica na dieta, apenas seguir algumas dicas básicas. As tradicionais regras de nunca fazer exercício em jejum e beber muita água para hidratar o corpo também são válidas para os ciclistas.


Antes de usar a bike: A melhor opção de alimentos antes do exercício são os carboidratos, pois oferecem mais energia ao corpo. Eles devem ser consumidos no máximo 40 minutos antes da prática esportiva e podem ser encontrados em cereais, pães e biscoitos integrais, arroz, massas, batatas, frutas secas e em sucos naturais. O segredo nesta fase é evitar as proteínas que demoram mais tempo para serem digeridas e as fibras que podem causar desconforto intestinal.


Durante a pedalada: Depois que colocar o pé no pedal da bicicleta nada de ingerir carboidratos, o objetivo agora é manter o índice de açúcar (glicogênio muscular) sempre elevado. Algumas boas opções são os isotônicos e as frutas como a maça, melancia, pêssego e uva que contém bons índices de açúcar e ajudam a manter a hidratação. 


Depois do exercício: Agora é o momento de consumir as proteínas já que a alimentação pós-treino deve repor todos os nutrientes perdidos durante a atividade. O leite, queijo, iogurte, ovos, frango, peixes e outros derivados são alguns exemplos dos alimentos que podem ser colocados à mesa junto com outros carboidratos e fibras. O importante é que a refeição seja leve, em quantidade moderada e aconteça até no máximo duas horas após a pedalada.



 Aqui vão algumas sugestões de produtos: 




e compre com 10% de desconto




LeoDiet - CRN 2729

Boa saúde anda ao lado de uma boa alimentação



Alimentar-se bem é sinônimo de saúde. E o cuidado com as refeições tem peculiaridades para pessoas cujo trabalho envolve viagens constantes para cidades, regiões e países diferentes. 

Pilotos, comandantes e comissários de bordo costumam ter uma rotina corrida e apertada e precisam redobrar os cuidados à mesa. "Acho ótimo que os profissionais da aviação se preocupem em ter uma dieta saudável. Se 
as empresas em que trabalham possuem nutricionistas, ótimo".

A dieta ideal, nesses casos, precisa ser rica em nutrientes, cereais e legumes e deve conter porções de carboidratos e saladas, para combater o horário desregrado e a fadiga. O Ômega 3, rico em ácido graxo essenciais para o corpo, pode ser encontrado em peixes como salmão, atum, sardinha e truta. 

Para os pilotos, esse tipo de nutriente melhora a circulação sanguínea e controla o colesterol, se não for possível comer peixe semanalmente, os profissionais consumam a "gordura do bem" em forma de cápsulas.

Castanhas do pará e de caju, amêndoas e nozes podem ser ingeridas diariamente para dar mais energia e disposição, pois possuem fibras, ferro e proteína em grandes quantidades. Proteínas vegetais, como o tofu, alimentos à base de soja, grão de bico, feijão e quinua auxiliam na recuperação de células e tecidos e produzem hormônios e enzimas, o que fortalece o desenvolvimento do sistema imunológico.


 Aqui vão algumas sugestões de produtos: 


e compre com 10% de desconto





LeoDiet - CRN 2729

Dificuldades para ganhar massa?


Você quer ganhar peso mas tem dificuldades? Talvez o seu metabolismo seja acelerado mais que o normal e é por isso que você não consegue ganhar peso.

Aqui vão algumas dicas de como você pode ganhar peso de forma saudável:

- Não saia por aí comendo alimentos super calóricos e com pouco valor nutricional como os encontrados em fast – foods por exemplo. O indicado é uma dieta que seja hipercalóric
a e ao mesmo tempo com os nutrientes que necessitamos para uma boa alimentação (com vitaminas e sais minerais).

- Verifique se essa dieta está equilibrada contendo as quantidades apropriadas de todos os grupos alimentares: proteínas, gorduras e carboidratos.

- Os exercícios físicos são uma ótima combinação com a dieta. Eles ajudam no ganho de massa muscular. Mas procure os exercícios apropriados como bicicleta, ginástica localizada, pilates, movimentos isométricos, boxe e musculação. Eles ajudam no ganho de massa corporal e a ter uma vida mais saudável.

- Beba bastante água durante e após os exercícios e ao longo do dia.

Mas antes de sair comendo o que você acha que é saudável e bom para engordar, procure antes um nutricionista, ele irá passar um cardápio e instruções que são importantes para que dê tudo certo enquanto você estiver fazendo a dieta.

Essa dieta vai ser hipercalórica, ou seja, vai ter mais calorias do que o normal. Veja alguns alimentos que podem fazer você ganhar peso.

- Água: dois terço do corpo humano é constituido de água, você deve consumir 1 litro e meio de água por dia, o resto é fornecido através da ingestão de outros alimentos.
- Peru: é uma carne magra e saudável, contém ácido fólico, zinco e potássio. Esses nutrientes ajudam a baixar o colesterol.
- Amêndoas: é um dos alimentos mais densos que existe, pois possui calorias saudáveis. Proporcionan ainda proteínas, fibras e gorduras mono insaturadas.
- Salmão: este peixe tem muitas calorias de qualidade, pouca gordura saturada e muitas proteínas.














e compre com 10% de desconto



LeoDiet - CRN 2729

Hidratação durante o treino.




Durante o treino, o corpo humano utiliza glicogênio como fonte de energia, esse estoque vai se esgotando ao longo da atividade física.


Logo após o treino a atleta restabelece os músculos, gerando uma nova carga de glicogênio. Quando treinamos perdemos muito líquido, porém ao contrario do glicogênio, o corpo não o repõe sozinho.

Quando nos desidratamos o nosso corpo acaba perdendo força, em conse
qüência diminui o nosso rendimento. É indicado que se consuma de 400 a 600ml de água 2 ou 3 horas antes do aeróbico ou da musculação. Assim você vai prevenir um estresse térmico, diminuindo a elevação da temperatura.


Durante a prática de uma atividade física é muito importante nos hidratarmos. Caso o seu treino dure menos de uma hora, o indicado é consumir de 150 a 200ml de água a cada 15 ou 20 minutos.


Caso o seu treino dure mais de uma hora, além de água, pode ser necessário a ingestão de isotônicos, pois o seu corpo acaba perdendo também sódio e potássio durante o suor.


É importante que continue havendo uma hidratação após o treino, pois o desgaste corporal e a perca de liquido é muito grande durante o treino.


 Aqui vão algumas sugestões de produtos: 



e compre com 10% de desconto





LeoDiet - CRN 2729

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Antes e depois da Lipo!



É comum encontrar pessoas que pensam em fazer uma lipoaspiração com o objetivo de perder peso, mas a cirurgia não é um método de emagrecimento. “A lipoaspiração é um procedimento destinado a remover apenas gorduras localizadas, como as que 
se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal. É o tipo de gordura que dificilmente pode ser eliminado, mesmo com o auxílio de exercícios físicos”.

“Costumo explicar aos interessados que a lipoaspiração é uma intervenção cirúrgica que exige disciplina, pois, antes, você deve emagrecer para chegar próximo do seu peso ideal. E depois da cirurgia, você deve procurar manter o peso, pois a região lipoaspirada melhora o contorno corporal, mas se houver um grande aumento de peso, ocorrerá perda do resultado. Para garantir a durabilidade da cirurgia e a sensação de satisfação com o próprio corpo, o paciente deve contar com orientação nutricional adequada”.

Antes da lipoaspiração

"Dieta da Lua", "Perca peso, rápido! Pergunte-me como", "Dieta da Proteína", "Emagreça dormindo"... Com tantos produtos e dietas novas sendo lançados todos os dias, fica difícil saber qual o melhor caminho para emagrecer e preservar a saúde. “Apesar dos inúmeros recursos terapêuticos já disponíveis, a melhor forma de emagrecer é a reeducação alimentar. Através dela, desmistificamos crenças absurdas e inovações milagrosas”.

Antes de fazer uma lipoaspiração, é preciso emagrecer. “Antes de sabermos quantas calorias devemos ingerir para emagrecer, precisamos saber quantas calorias gastamos. Esse gasto calórico varia de acordo com a idade, sexo, atividade física, massa muscular e com o próprio peso corporal. O gasto calórico pode ser calculado através de exames como a calorimetria indireta, a bioimpedância corporal e através de equações que se aproximam muito do padrão ouro de cálculo, a calorimetria. Uma vez conhecido o gasto calórico do paciente, passamos à prescrição de sua dieta, que o levará à perda de peso”.

A adesão à dieta é maior, quando esta é personalizada. “Ou seja: quando a dieta tem a cara do paciente, prioriza suas preferências nutricionais e não o obriga a comer somente aquilo que ele não gosta. A adoção de dietas balanceadas, com proporções de nutrientes muito bem estudadas e padronizadas emagrece e não retira do paciente o prazer de comer”.

Depois da lipoaspiração

Após a lipoaspiração, o acompanhamento nutricional também é importante para a manutenção do peso. “Nesta etapa, a orientação dada ao paciente deve prever diretrizes que ele possa seguir pelo resto da vida. A variedade de uma dieta é um dos segredos para quem quer manter o peso, pois permite que o paciente tenha todos os nutrientes essenciais para a saúde. Apesar de alguns alimentos ricos em nutrientes serem muito calóricos, podemos oferecer quantidades diferentes ou até trocá-Ias por outros menos calóricos e ricos nos mesmos nutrientes".

Outro grande vilão da manutenção de peso é o abuso de medicamentos anorexígenos, remédios que eliminam nossa fome, através de uma ação no sistema nervoso central. “Se não for aliado a um plano nutricional adequado, a medicação irá nos levar a uma alimentação deficiente, que não poderá ser mantida por muito tempo. Simplesmente paramos de comer ou comemos apenas porções de guloseimas. Essas medicações são indicadas em alguns casos específicos, com acompanhamento médico rigoroso. Para indivíduos que se submeteram à uma lipoaspiração, a reeducação alimentar permitirá que o paciente tenha maiores chances de manter o peso adequado”.

e compre com 10% de desconto




LeoDiet - CRN 2729

LipoEscultura - Dieta pré-operatória!




É preciso preparar as reservas corporais. Nada de dietas muito radicais, mas sim uma dieta balanceada com todos nutrientes necessários que possam garantir uma boa saúde e aumentar a imunidade. O 
objetivo é preparar o organismo para enfrentar o “estresse” de uma cirurgia, estimular a cicatrização, evitar hemorragias e desidratação. É o que chamamos de “dieta imunomoduladora”.

O consumo de vitamina C é essencial para produção de colágeno. O colágeno ajudará sua pele a manter-se unida durante o processo de cura e a minimizar o inchaço pós-operatório.

Por isso, aumentar o consumo de alimentos ricos em esta substância ou até mesmo a suplementação prescrita por um médico ou nutricionista.

O álcool deve ser absolutamente PROIBIDO antes de qualquer cirurgia. O álcool além de reduzir a capacidade de coagulação sanguínea, ainda aumenta o risco de sangramentos.

Outras substâncias que são consumidas como “naturais” também devem ser retiradas do cardápio, como por exemplo, ginkgo-biloba , chá verde e café (cafeína), comprimidos de vit. E, entre outros.

Alimentos com muito sódio ou picantes devem ser evitados.

No dia da cirurgia, você deverá respeitar as orientações do médico quanto ao jejum e hidratação que deverá seguir.

Dieta pós-operatória

Os cuidados pós-operatórios devem começar pela boca, porque o resultado obtido pela cirurgia deverá ser “cultivado” ao longo dos anos por uma boa alimentação. A reeducação alimentar é extremamente importante para quem quer manter o resultado de uma cirurgia plástica e ter hábitos alimentares saudáveis. Perda e/ou ganho de peso podem comprometer o resultado de uma intervenção cirúrgica.

Nesta fase, deve-se repor os depósitos de proteínas, ferro e glicogênio, corrigir os desequilíbrios eletrolíticos e de líquidos (água, potássio e sódio), repor nutrientes importantes como vitaminas C, K, A e zinco.

Gorduras Saturadas ou Trans devem ser evitadas. Isso porque além de promoverem aumento de gordura corporal e do colesterol ruim, também desequilibram os níveis de ômega 3 e 6, ácidos graxos essenciais que ajudam a combater inflamações.

Por falar em ômegas, o w3 presente nos peixes de água fria (salmão, arenque, sardinha) e na linhaça é extremamente importante, pois atua como um verdadeiro antiinflamatório, o que auxilia no processo de recuperação.

O açúcar em excesso além de causar ganho de peso e problemas no metabolismo, pode interferir na produção de colágeno e aumentar a flacidez. Por isso, nada de cair em tentação nos doces e carboidratos!!

Deve-se também, dar preferência as carnes brancas e magras e evitar as vermelhas que podem dificultar a digestão.

Alimentos que fermentam (feijões, brócolis, couve-flôr, repolho, etc.) também devem ser controlados, principalmente para aqueles que fizeram alguma cirurgia na região abdominal, para evitar a formações de gases e qualquer desconforto.

Alimentos que ajudem a “eliminar” o inchaço são muito bem vindos! Chás fitoterápicos, ervas naturais e alguns alimentos específicos vão ajudar nesta fase. Ah, e evitar o consumo de sal e alimentos ricos em sódio, que só vão contribuir para reter mais líquido no organismo.

O repouso será fundamental para sua recuperação, porém pode atrapalhar o seu intestino. Por isso hidratação e fibras são peças fundamentais.


e compre com 10% de desconto


LeoDiet - CRN 2729

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dicas para não Engordar no Feriado



SE VOCÊ FOR VIAJAR…

• No café da manhã do hotel, dispense os salgadinhos fritos, os doces e o chocolate quente. “Uma boa opção é ingerir 1 copo de suco de laranja natural, 1 fatia de pão integral, 1 unidade de ovo mexido e 1 pote de iogurte desnatado misturado com 1 colher de sopa de cereais sem açúcar”. 

Se quiser, inclua algumas frutinhas. Assim você não corre o risco de engordar.

• Na hora do almoço, procure restaurantes com opções mais leves e nutritivas. Quer uma sugestão? Salada de folhas com tomate e palmito, filé grelhado de pescada ou de frango assado. Evite as preparações como maionese, creme de leite e frituras, que são muito calóricas. E não exagere na quantidade, ok! E para sobremesa? Prefira os doces à base de frutas, que são mais levinhos.

• Para o lanche da tarde, vale a pena carregar snacks saudáveis na bolsa, principalmente se os passeios forem longos. Bons exemplos são castanhas, amêndoas, doce de bananinha diet e biscoito de polvilho. Que tal guardar uma fruta que foi servida no café da manhã?

SE VOCÊ FICAR EM CASA…

• Ao invés de recorrer à padaria mais próxima da sua casa, prepare seu próprio café da manhã. Para começar o dia com muita energia (e sem engordar), faça um suco power com morangos, 1 folha de couve manteiga, 1 fatia grossa de abacaxi e uma colher de chia. Essa sementinha contém ômega 3, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e vitaminas do complexo B.

• Invista em saladas bem variadas, com folhas verdes, cenoura, beterraba, pepino e tomate. Essas hortaliças são pouco calóricas e ricas em vitaminas e sais minerais. Inclua no prato também uma proteína grelhada e magrinha (peixe ou frango). Se fizer frio à noite, vá de sopa de legumes.

• No lanchinho da tarde, prepare um sanduíche natural feito de pão integral, atum, cenoura e tomate. Tudo de bom para quem quer emagrecer.

• “Antes de dormir, vale a pena ler um bom livro acompanhado de chá de erva cidreira. 


e compre com 10% de desconto


LeoDiet - CRN 2729


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Diga Não ao Jejum!




Jamais inicie suas atividades de barriga vazia. Você corre o risco de sentir fraqueza e indisposição. Se for praticar exercícios pela manhã, por exemplo, inclua no café da manhã frutas, suco e uma porção de pão ou biscoito. 

Indico os tipos de alimentos ideais para antes e depois da atividade física e destaco que eles devem ser balanceados na dieta diária.

Antes do exercício

Arroz integral, milho, feijão, macarrão, banana, maçã, pêra, leite com achocolatado, iogurte de frutas, grão-de-bico, damasco seco, leite e lentilhas.

Durante ou após o exercício

Alimentos com altos índices glicêmicos, que entram rapidamente na corrente sanguínea, como isotônicos, batata assada, cereais matinais, waffer, melancia, pão branco, picolé de frutas e maltodextrina.

Evite

Excesso de proteínas, grande quantidade de suplementos com vitaminas A e D, manteiga, margarina, maionese, queijos gordurosos, linguiça, salame, banha, gordura aparente em carnes e pele de aves e outros alimentos gordurosos.


Acesse nossa loja virtual e conheça nossos produtos!
www.biofoodsshop.com.br

LeoDiet - CRN 2729

Correção de hábitos alimentares!




Muitas vezes a correção de hábitos alimentares é mais efetiva quando é associada a uma suplementação nutricional individualizada para garantir que todos nutrientes estejam presentes no organismo para possibilitar as mudanças necessárias, in
clusive ajudando a evitar eventuais crises de “síndrome de abstinência”que pode acontecer ao retirar um alimento alergênico como é o caso do glúten e do leite que nos AUTISTAS funcionavam como “droga”.

A suplementação nutricional, isoladamente, não terá a mesma eficácia se não existir uma correta mudança de comportamento alimentar.

É importante fazer uma avaliação da necessidade da prescrição de suplementos nutricionais e fitoterápicos para adequar as funções:

Digestivas
Imunológicas
Antioxidante
Anti-inflamatória
Detoxificante
Reparação gastrointestinal
Recuperação da disbiose
Adequação do estado nutricional

Um conceito fundamental, quando se fala de suplementos de vitaminas e minerais, é o fato dos mesmos só trabalharem em conjunto. 

A carência de um micronutriente vai interferir diretamente na função de vários outros, desencadeando uma reação de cascata e desequilibrando a função de todos. É importante considerar as competições e sinergias entre os mesmos. 

A quantidade de cada um é que será determinada pelos sintomas de carências apresentados. Ao ser sugerido a suplementação de determinado nutriente, fica subentendido que sua quantidade pode ser um pouco maior porque há sinais explícitos de sua carência, já que as funções que o mesmo executa estão deficientes. 

Exames bioquímicos de nutrientes no sangue isoladamente não refletem a dinâmica da utilização dos nutrientes nas células específicas de cada órgão ou sistema, pois, quando existe a diminuição de um micronutriente no sangue, o organismo tira de órgão de reserva para adequar a sua quantidade no sangue: homeostasia. 

Esses micronutrientes tem que estar disponíveis para as funções vitais. Portanto, os sinais e sintomas de deficiência, associado a um hábito alimentar e/ou a uma condição fisiológica que justifica aquela carência devem ser o embasamento para essa avalição. 

Mais uma vez, a clínica é soberana! Quadros específicos de distúrbios de comportamento requerem uma avaliação específica, pois muitas de suas funções não estão adequadas porque existe uma necessidade aumentada de alguns nutrientes, em relação às necessidades usuais.


Acesse nossa loja virtual e conheça nossos produtos!
www.biofoodsshop.com.br


Entendendo os rótulos de alimentos



Hoje em dia, é forte a presença legislativa na área de saúde, é obrigatório que os alimentos tragam informações importantes em suas embalagens, para que seu consumo possa ser feito de forma criteriosa e segura pelos consumidores. Porém, nem sempre quem está comprando sabe interpretar estas descrições e com isto erros podem ocorrer!

Pensando em esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, vamos destrinchar o rótulo dos alimentos para que fique mais fácil o entendimento para todos, assim, na hora de comprar o alimento, vocês saberão interpretar o que consta nas embalagens.

Então vamos lá..

1 - % VD: Significa dizer quanto o produto representa de energia e nutrientes em uma dieta de 2.000 calorias.

2- VALOR ENERGÉTICO: É a energia que o alimento produz no corpo. Aparece como quilocalorias (kcal) e quilojaules (kJ). Consumo diário indicado: 2.000 kcal ou 8.400 kJ.

3- CARBOIDRATOS: São os compostos energéticos presentes em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas e tubérculos como batata.

4- PROTEÍNAS: São necessárias para manter órgãos, tecidos e células saudáveis. Encontradas em carnes, ovos, leites e derivados e leguminosas tais como, feijão.

5- GORDURAS TOTAIS: Referem-se à soma de todas as gorduras de um alimento. Fontes de energia ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K.

6- GORDURAS SATURADA: Estão presentes em alimentos de origem animal, podem aumentar o colesterol ruim e os riscos de doenças do coração.

7- GORDURAS TRANS: A ingestão deste tipo de gordura deve ser reduzida, pois o corpo não precisa dela. São encontradas em alimentos industrializados tais como margarina, biscoitos, sorvetes e frituras.

8- FIBRA ALIMENTAR: Melhora o funcionamento do intestino. Pode ser encontrada em alimentos integrais e de origem vegetal tais como frutas e hortaliças.

9- SÓDIO: Está presente no sal de cozinha e em alimentos industrializados tais como salgadinhos, embutidos, enlatados etc. Em excesso pode elevar a pressão arterial.

10- DIET: Alimentos com restrição de nutrientes, como carboidrato, gordura, proteína ou sódio. Um chocolate diet, por exemplo, não contém açúcar.

11- LIGHT: São produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional.

Para se ter um corpo saudável e consequentemente saúde, é necessário antes de mais nada que façamos consumo dos alimentos certos e em doses recomendadas bem como a prática diária de atividades físicas, para isso, é indispensável a atuação de uma nutricionista e um educador físico. Marque já sua consulta e comece a cuidar da sua 


GranShake e Multi Ômegas 3.6.9
e adquira já o seu com 10% de desconto!



Dra. Emmiliene Nunes - CRN 9913


Obesidade Infantil






É consenso que a obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e que ela determina várias complicações na infância e na idade adulta. Na infância, o manejo pode ser ainda mais difícil do que na fase adulta, pois está relacionado a mudanças de hábitos e disponibilidade dos pais, além de uma falta de entendimento da criança quanto aos danos da obesidade.

De acordo com relatos da Organização Mundial da Saúde, a prevalência de obesidade infantil tem crescido em torno de 10 a 40% na maioria dos países europeus nos últimos 10 anos. A obesidade ocorre mais frequentemente no primeiro ano de vida, entre 5 e 6 anos e na adolescência.

A obesidade está presente nas diferentes faixas econômicas– no Brasil, principalmente nas faixas de classe mais alta. A classe socioeconômica influencia a obesidade por meio da educação, da renda e da ocupação, resultando em padrões comportamentais específicos que afetam ingestão calórica, gasto energético e taxa de metabolismo. Entretanto, à medida que alimentos saudáveis, incluindo peixes, carnes magras, vegetais e frutas frescas, estão menos disponíveis para indivíduos de condições mais restritas, a relação entre obesidade e baixa classe socioeconômica é observada em países em desenvolvimento.

Existem vários métodos para classificar o indivíduo em obeso e sobrepeso. O índice de massa corporal (IMC, peso/estatura2) e a medida da dobra cutânea do tríceps (DCT) são bastante utilizados em estudos clínicos e epidemiológicos. Os percentis 85 e 95 do IMC e da DCT são comumente utilizados para detectar sobrepeso e obesidade, respectivamente. Mais recentemente, tem-se a tabela de Cole et al., com padrões mundiais para sobrepeso e obesidade infantil. Outro índice bastante útil é o índice de obesidade (IO, peso atual/peso no percentil 50/estatura atual/estatura no percentil 50 x 100), que nos indica quanto do peso do paciente excede seu peso esperado, corrigido para a estatura. De acordo com esse índice, a obesidade é considerada leve quando o IO é de 120 a 130%, moderada quando é de 130 a 150%, e grave quando excede 150%. Um grande problema deste método é pressupor que qualquer aumento de peso acima do peso corpóreo padrão represente aumento de gordura. Assim, nem todas as crianças com IO superior a 120% são, de fato, obesas. Mas, de qualquer forma, este método pode ser valioso na triagem de crianças obesas.

A obesidade é fator de risco para dislipidemia, promovendo aumento de colesterol, triglicerídeos e redução da fração HDL colesterol. A perda de peso melhora o perfil lipídico e diminui o risco de doenças cardiovasculares.A qualidade da ingestão é um fator de risco para doença coronariana e que a ingestão da criança está intimamente relacionada com a dos pais.

Vários fatores influenciam o comportamento alimentar, entre eles fatores externos (unidade familiar e suas características, atitudes de pais e amigos, valores sociais e culturais, mídia, alimentos rápidos, conhecimentos de nutrição e manias alimentares) e fatores internos (necessidades e características psicológicas, imagem corporal, valores e experiências pessoais, auto-estima, preferências alimentares, saúde e desenvolvimento psicológico).

Dificuldade em estabelecer um bom controle de saciedade é um fator de risco para desenvolver obesidade, tanto na infância quanto na vida adulta. Quando as crianças são obrigadas a comer tudo o que é servido, elas podem perder o ponto da saciedade. A saciedade se origina após o consumo de alimentos, suprime a fome e mantém essa inibição por um período de tempo determinado. 

Em nosso meio, a obesidade infantil é um sério problema de saúde pública, que vem aumentando em todas as camadas sociais da população brasileira. É um sério agravo para a saúde atual e futura dos indivíduos. Prevenir a obesidade infantil significa diminuir, de uma forma racional e menos onerosa, a incidência de doenças crônico-degenerativas. A escola é um local importante onde esse trabalho de prevenção pode ser realizado, pois as crianças fazem pelo menos uma refeição nas escolas, possibilitando um trabalho de educação nutricional, além de também proporcionar aumento da atividade física. A merenda escolar deve atender às necessidades nutricionais das crianças em quantidade e qualidade e ser um agente formador de hábitos saudáveis.

E lembrem-se pais e mães, vocês são o exemplo em casa!


Dra. Emmiliene Nunes - CRN 9913




segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Receita com Dr.LeoDiet #5

GASTRITE




A gastrite é uma inflamação aguda ou crônica da mucosa do estômago. Deve ser tratada e prevenida por meio de dieta, controle do estresses, sucos e chás específicos, que auxiliam no tratamento controlando a doença, que pode evoluir, quando não tratada, para úlceras.

Obs.: evitar laticínios (leites e derivados)


MILK-SHAKE RÁPIDO DE MAMÃO PAPAIA

1 mamão médio picado

3 copos de leite de soja

1 banana média

1 colher de essência de baunilha

Modo de preparo: bater tudo no liquidificador até obter uma bebida uniforme.

Principais elementos terapêuticos

MAMÃO OU PAPAIA: ajuda na digestão (bromelina), atua na gastrite e diabetes. Vitaminas: A, C, BI e B2. Minerais: ferro, fósforo, cálcio.

GRIPE

É uma infecção virótica do trato respiratório altamente contagiosa. Pode ser facilmente transmitida por tosse e espirros. Ela pode aparecer de repente, após um período de incubação de 1 a 3 dias. A vitamina A e a C são poderosos antioxidantes e fortalecedores do sistema imunológico.

XAROPE PARA COMBATER A GRIPE

½ copo de água mineral

3 ramos de hortelã-pimenta

3 ramos de agrião

1 colher de sopa de mel

½ copo de água mineral ou água-de-coco

Modo de preparo: fazer o chá por infusão da hortelã e do agrião, bater no liquidificador com a água e o mel.

Dose recomendada: tomar uma colher de sopa, quatro vezes ao dia.

SUCO PARA PROTEGER DA GRIPE NO INVERNO

½ maçã

1 limão (suco)

½ cenoura

1 copo de água

Adoçar com mel

Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador.

Dose recomendada: tomar três vezes ao dia, entre as refeições.

SUCO DE ACEROLA COM MAMÃO

200g de polpa de acerola,

1 mamão papaia sem sementes

500 ml de água.

Modo de preparo: bater no liquidificador e beber gelado. (É aconselhável a ingestão logo após o preparo).

SUCO DE CAJU

2 cajus maduros

500ml de água

Adoçar

Modo de preparo: descascar a fruta, cortar em pedaços e bater no liquidificador com a água, adoçando a gosto. Servir gelado.

SUCO DE CAMU-CAMU

200g de polpa de camu-camu (aproximadamente 30 calorias)

1 litro de água

Modo de preparo: bater no liquidificador até ficar com uma cor rosada. Adoçar a gosto. Servir gelado.

Principais elementos terapêuticos

Esses sucos citados têm a propriedade de proteger da gripe e de outras doenças causadas pela diminuição do sistema imunológico. São ricos em vitamina C e minerais importantes para aumentar as defesas do organismo às infecções.

HORTELÃ: é a mais popular das plantas medicinais conhecidas. Ótima para combater tosses, asma e gripe, pelo seu óleo essencial (citral).

AGRIÃO: é um inimigo das placas bacterianas. Tem ação expectorante, pois aumenta a fluidez do muco segregado pelo aparelho respiratório ao sofrer o ataque de microorganismos, como, por exemplo, o vírus da gripe.

CAMU-CAMU: é o rei da vitamina C. Em 100g de polpa, possui 2.880mg de vitamina C.

CAJU: rico em vitamina C, é uma fruta indicada na prevenção de gripes e resfriados, pois fortalece o sistema imunológico responsável pelos mecanismos de defesa do organismo.

ACEROLA: vice-campeã de vitamina C, fortalece o sistema imunológico e protege contra o câncer. Vitaminas: C e do complexo B. Minerais: cálcio, fósforo, ferro e magnésio. Rica em fibras. Calorias: 47.

MAMÃO OU PAPAIA: ajuda na digestão (bromelina), atua na gastrite e diabetes. Vitaminas: A, C, B1 e B2. Minerais: ferro, fósforo e cálcio.


Receita com Dr.LeoDiet #4

Suco para aumentar a imunidade!




Você vai precisar de:


1 limão (com casca)
Suco de 1 laranja
2 maçãs
folhas de manjericão

Como preparar:

Bater todos os ingredientes no liquidificar e bebe em seguida para aproveitar os nutrientesSe quiser pode acrescentar água.

Possuo programas nutricionais específicos para portadores do HIV. Trabalho também com o planejamento de refeições e criação de cardápios familiares (serviço de Personal Health disponível para todo o Brasil).



SUCO DE CHÁ VERDE, UVA E SHITAKE



Ingredientes:

• 200 ml de chá verde
• 1 cacho de uvas roxas
• 1 xícara de chá com shitakes frescos

Modo de fazer:

• Chá verde: coloque 1 colher de sopa de folhas de chá verde em um copo de água fervente. Deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Quando a bebida estiver fria, passe-a na peneira.

• Suco: bata o chá no liquidificador com os outros ingredientes. Passe o suco na peneira, adicione adoçante ou açúcar e consuma em seguida. Rendimento: 350 ml.




Entenda a Creatina




A Creatina é encontrada primordialmente em alimentos, e principalmente em carnes. Uma dieta típica contém de 1 a 2g de Creatina; e esta não é considerada um nutriente essencial , pois também é sintetizada pelo organismo.

A creatina endógena (do nosso organismo) é sintetizada a partir dos aminoácidos arginina, glicina, e metionina no fígado, rins e pâncreas.

No músculo em repouso, o ATP(tipo de e
nergia, produzida dentro das células) produzido pela respiração aeróbica é usado não somente pelo requerimento energético basal, mas também como doador de grupos fosfato para que a Creatina forme a reserva de PCr (fosfato+ creatiana).

Durante períodos de exercícios físicos de alta intensidade, a demanda de ATP aumenta centenas de vezes em relação ao repouso. As células musculares utilizam ATP muito rapidamente e este existe em uma quantidade extremamente limitada, suficiente apenas para poucos segundos de atividade intensa. 

A maneira mais rápida de se restabelecer o ATP é através da transferência do grupo fosfato da PCr para o ADP, catalisada enzimaticamente pela creatina-quinase. A PCr existente nos músculos prolonga o tempo de níveis elevados de energia de 2 a 3 segundos (ATP) para quase 10 segundos (ATP + Cr).

O organismo pode recarregar Cr de volta a PCr em 30 a 60 segundos. Um bom exemplo aplicado é a explosão muscular em jogadas específicas do futebol americano, nas quais há 6 segundos de força máxima e aproximadamente 45 segundos que antecedem a próxima jogada.

O efeito colateral principal da creatina é retenção de líquido intra celular, suas células musculares ficam maiores por esta retenção.

Mas desde que siga a recomendação de fazer o uso desta substância de 3g a 5g, ingestão de muito líquido...3 litros de líquidos diariamente.



e compre já sua Creatina Monohidrata com10% de desconto!