O que é o óleo de cártamo?
O óleo de cártamo é um poderoso antioxidante natural extraído da flor de uma planta chamadacártamo, que está ganhando notoriedade na comunidade científica por possuir nutrientes de alta eficácia no controle da obesidade, evitando o acúmulo de gordura localizada em nosso corpo.
O óleo de cártamo é mais um suplemento alimentar de origem vegetal, que ganha o status de alimento funcional pela Anvisa, pois se apresenta como uma fonte natural interessante de "Gorduras do bem" conhecidas or especialistas como ácidos graxos monoinsaturados e comercializados com a denominação de ômega 3, ômega 6 e ômega 9.
Conheça seus benefícios
Os principais benefícios do óleo de cártamo estão relacionados à diminuição da síntese e estocagem de gordura no organismo, principalmente das mulheres, pois aumenta a produção do hormônio adiponectina, estimulando o organismo a consumir sua própria gordura localizada para transformá-la em energia.
- Coadjuvante em dietas de perda de peso
- Aumenta o metabolismo basal (gasto calórico com funções vitais)
- Possui ação termogênica
- Protege o coração.
- Previne doenças crônicas cardiovasculares
- Poderosa ação antioxidante
- Reduz as taxas de colesterol ruim (LDL)
- Combate e previne a pressão alta
- Evita acúmulo de gordura
De onde vem o óleo de cártamo?
O óleo de cártamo é extraído das sementes de uma planta chamada cártamo (chartamus tictorius), uma espécie vegetal originária da índia que acompanha a história da própria humanidade. Em tempos remotos o extrato de cártamo era utilizado como corante de tecidos e de alimentos, além de ser um parente próximo de outras plantas da flora brasileira como o girassol, a margarida e o açafrão.
Composição do óleo de cártamo?
As inúmeras propriedades benéficas do óleo de cártamo são provenientes da presença das chamadas "Gorduras do Bem", tecnicamente conhecidas como ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados que auxiliam o organismo em várias situações. Também encontramos altas concentrações de ácido oléico (ômega 9) e ácido linoleico (ômega 6) que se tornaram famosos graças ao importante papel de combate ao colesterol, a glicose e a hipertensão.
Embora as chamadas "Gorduras do Bem" (ômega 6 e ômega 9) tenham papel de destaque na composição do óleo de cártamo, existem outros nutrientes que merecem nossa atenção: A presença relevante de vitamina E e de Flavonóides, garantem a ação antioxidante do cártamo que, quando consumido regularmente, protege as células do corpo e inibem a formação de radicais livres, retardando o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças crônicas.
Como usar o óleo de cártamo?
O óleo de cártamo pode ser encontrado em forma de cápsulas gelatinosas e recomenda-se o uso de 3 cápsulas ao dia antes das refeições.
Contra indicações
O óleo de cártamo é um suplemento alimentar natural e não possui contra indicações conhecidas. Entretanto, procure respeitar a indicação de consumo diário de até 3 cápsulas ao dia, já que doses excessivas de ômega 6 podem causar aumento da resistência a insulina e da taxa de glicose, predispondo a doenças cardiovasculares e diabetes.
FONTE: Saúde
Aqui vão algumas sugestões de produtos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário