"Há uma coisa que pouca gente sabe,emagrecer não significa necessariamente perder peso.Emagrecimento quer dizer, sim, perda de gordura corporal. E a gordura é um tecido que pesa pouco, mas que tem bastante volume.Então, uma pessoa que emagrece, ou seja, perde gordura, não necessariamente vai notar uma grande diferença nos ponteiros da balança. Isto é fato. Quem emagrece, então, pode perder pouco peso, mas “enxugar” bastante as medidas."
Existe uma diferença significativa entre o peso da gordura e dos músculos. Claro, um quilo pesa um quilo e isso nunca vai mudar. Porém, quando comparamos musculo e gordura chegamos a seguinte conclusão: o músculo é muito mais compacto que a gordura, ou seja, um quilo de gordura ocupa muito mais espaço do que um quilo de músculo.
Nosso peso na balança é: ossos, órgãos, pele, água, gordura e músculos. Com o início de um programa de exercícios, é comum o peso na balança aumentar um pouco, pois o ganho de massa muscular contribui para a elevação do peso, mas isso não quer dizer que você engordou.
O músculo é mais denso e portanto mais pesado que a gordura. Pode acontecer então de duas pessoas com 70 quilos serem classificadas uma como magra e outra como gorda, ou seja, com mais quantidade de gordura corporal.
As gorduras ficam armazenadas em vários locais do corpo. Parte sob a pele, que é vista como os 'pneuzinhos' e dobras; parte dentro da cavidade abdominal, sobre os órgãos. Essa gordura que se encontra dentro da cavidade abdominal é a que oferece mais riscos ao organismo, provocando, por exemplo, a hipertensão, diabetes, aumento do colesterol no sangue e outras doenças.
Muitas pessoas perdem muito peso mais na realidade a maior perda foi de músculos e água e por isso ficam com aquela impressão de estarem doentes e flácidos.Por isso meninas e meninos nada melhor do que consultar um nutricionista.
LeoDiet - CRN 2729
Nenhum comentário:
Postar um comentário