A Chia é originaria do México e da Colômbia, com o cultivo desde 2600a.C.. Antigamente era utilizada como base da alimentação dos indígenas, sendo considerada um superalimento. Se você está com obesidade, diabetes, alteração dos níveis de colesterol ou triglicérides, hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares, a chia é o alimento indicado para você, isto porque, é rica em ômega-3, fitoesteróis, ácido clorogênico, acido caféico e glicosídeos flavonol, fibra e proteína.
O seu teor de proteínas é muito superior aos outros grãos, sendo uma excelente fonte para os veganos, já que contem até duas vezes mais proteína que o arroz, milho, trigo, amaranto, aveia e quinua.
Além disso, contém 70% mais potássio que a banana, 2300% mais antioxidantes do que o tomate, 110% mais magnésio do que as nozes, 900% mais ferro que o espinafre, 350% mais cálcio que o leite e 350% mais fibras que a aveia.
Quer emagrecer? Consuma Chia!
Ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de reduzir a adiposidade visceral, aquela gordurinha que se deposita na região do abdômen. A Chia pode absorver até 10 vezes o seu peso em água, aumentando assim a saciedade e reduzindo o esvaziamento gástrico.
Seu intestino não funciona? Consuma Chia!
A Chia apresenta 41% de fibras dietéticas, sendo 87% de fibras insolúveis que absorvem água, acelerando o trânsito intestinal e aumentando o peso das fezes, ou seja, reduzem o tempo entre as idas ao banheiro. Quer saber mais sobre os benefícios das fibras? Conheça a matéria: Fibras São Aliadas da Beleza.
Não gosta de peixe? Consuma Chia!
Não é só no peixe que encontramos o ômega-3. O grão da chia também é rico em ômega-3, principalmente na forma de ALA. Estudos tem demonstrado que a utilização do ALA como agente terapêutico é eficaz em doenças como diabetes, aterosclerose, resistência à insulina, neuropatia e doenças neurodegenerativas. Além disso, tem efeito na redução do estado inflamatório, redução da ativação plaquetaria e pressão arterial, melhora da função endotelial e aumento da defesa antioxidante celular. São necessários apenas 2 colheres de sopa rasa para lhe fornecer 3,5g de ômega-3.
Você pratica esportes? Consuma Chia!
Estudos demonstram que o consumo de chia aumenta a queima de gordura localizada, poupando assim a massa muscular. Para se obter este efeito é necessário o consumo da Chia antes da prática do exercício aeróbico.
Aqui vão algumas sugestões de produtos:
Verônica Laino – (CRN/SP: 26225)
Nenhum comentário:
Postar um comentário