A Nutrição Clínica Funcional visa o funcionamento adequado de todos os órgãos e sistemas do nosso organismo.
Somos formados por trilhões de células que formam os tecidos, os órgãos e que finalmente, compõem os aparelhos e sistemas do organismo humano.
Cada célula do nosso corpo é uma unidade viva que depende, para o seu adequado funcionamento, de determinados nutrientes, em doses que variam de pessoa para pessoa, dependendo de suas características genéticas.
A Nutrição Funcional aplica a ciência dos nutrientes que procura manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa, pois muitas vezes, o alimento dito como saudável para uma pessoa, pode causar doenças em outras.
O tratamento não é baseado apenas em calorias, e sim, em nutrição celular. Um alimento que pode ser remédio para um paciente, pode ser um veneno para o outro, já que cada pessoa tem um organismo diferente e consequentemente reações metabólicas diferentes.
Princípios da Nutrição Funcional:
1. Individualidade bioquímica (somos únicos, portanto o que é bom para uma pessoa, pode não ser boa para outra, ou seja, cada organismo reage diferente aos alimentos e a diversas situações);
2. Tratamento centrado no paciente (sintomas e suas origens) e não na doença;
3. Equilíbrio nutricional das células (Nutrição Celular);
4. Favorecer adequada Biodisponibilidade dos Nutrientes (Ingestão, Digestão, Absorção, Transporte, Utilização e Excreção)
5. Saúde (Equilíbrio Físico, Mental e Emocional).
Nenhum comentário:
Postar um comentário