quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tratamento quimioterápicos causam náuseas




As náuseas e vômitos são relatados pelos pacientes como um dos efeitos mais desagradáveis do tratamento. Cerca de 30% dos quimioterápicos provocam náuseas e vômitos. Durante essa fase, é muito importante que você dê uma atenção espe
cial para sua alimentação. Sempre que achar necessário, peça para o seu médico lhe orientar sobre o uso de antieméticos.

Quando sentir-se nauseado...

Tente comer: mingau de aveia; torradas; biscoitos integrais; bolachas tipo (cream cracker); sucos de frutas ou frutas em pedaços; água de coco; gelatinas e sorvetes de frutas; iogurte; raspadinha de gelo.

Evite comer: alimentos quentes, gordurosos ou fritos; pimentas; alimentos muito doces, condimentados ou com odores fortes.

Outras sugestões:

Faça uma dieta fracionada, comendo pequenas quantidades lenta e freqüentemente.
Evite a ingestão de líquidos durante as refeições.
Evite comer em locais abafados, quentes ou que tenham cheiros vindos da cozinha que podem causar náuseas.
Não tente ingerir seus alimentos preferidos quando sentir náuseas. Isso pode criar repugnância permanente por esses alimentos.
Descanse após refeições, pois a atividade pode retardar a digestão. É melhor descansar sentado durante cerca de uma hora após as refeições.
Se a náusea costuma aparecer durante o tratamento, evite comer uma ou duas horas antes da quimioterapia ou da radioterapia.
Tente descobrir quando a náusea ocorre e qual sua causa (determinados alimentos, situações, ambientes).
Introduza mudanças no seu plano alimentar. Fale com seu médico e/ou nutricionista.


Se você vomitar...

Após o vômito, beba pequenas quantidades de líquidos – 50 ml de 20 em 20 minutos (se conseguir manter os líquidos no estômago). Após os líquidos, tente uma dieta líquida completa até conseguir retornar sua alimentação normal: se conseguir manter os alimentos no estômago, faça uma dieta fracionada gradualmente, comendo de duas em duas horas, conforme sua tolerância.

Evite comer enquanto os vômitos não estiverem controlados.

Atenção:

O vômito pode se seguir à náusea e ser provocado pelo tratamento, por odores de alimentos ou pela presença de gases no estômago. Com grande freqüência, controlando-se a náusea, evita-se o vômito.

Se o vômito for intenso ou durar alguns dias, entre imediatamente em contato com seu médico.

 Aqui vão algumas sugestões de produtos: 
e compre com 10% de desconto

LeoDiet - CRN 2729

Nenhum comentário:

Postar um comentário