quinta-feira, 4 de abril de 2013

Celulite! Como melhorar o aspecto da pele através da alimentação?



celulite, também conhecida cientificamente como lipodistrofia ginóide, está presente em praticamente todas as mulheres.
Muitos profissionais acreditam que sua causa esteja relacionada com o acúmulo de substâncias residuais nos tecidos, provocada por uma dieta desequilibrada, rica em alimentos refinados e pobres em frutas, legumes e verduras. Os depósitos de água, gordura e impurezas em algumas regiões do corpo dão a aparência da celulite, que fica mais evidente quando a pele é pressionada
A celulite pode ser tratada, amenizada e prevenida por meio de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e cuidados dermatológicos.
Confira a seguir algumas dicas:
Para quem gosta de doces
O grupo dos doces sempre estará presente em nossas vidas, seja em uma festinha de aniversário ou em um restaurante. No entanto, quando consumidos em excesso causam acúmulo de gordura corporal, o que leva a um aumento de celulite. Então não exagere, um bombom por dia está mais do que bom!

Gorduras, aqui é o maior perigo

As gorduras ruins além de fazer com que seu colesterol aumente, elas também aumentam a nossa gordura corporal. Muitas vezes elas estão escondidas aos olhos, mas conferem uma quantidade enorme de calorias. Alguns alimentos nos confundem por sua leveza em textura como o chantilly, no qual uma colher de sopa tem 90 calorias. As frituras são as piores, compare: uma banana média tem cerca de 70 calorias, já uma banana média à milanesa tem cerca de 250 calorias. Então, para manter um cardápio saudável, o grupo das gorduras e dos óleos não deve ultrapassar 140 calorias por dia.

Pitadas nada inofensivas

Os alimentos ricos em sódio, como o sal de cozinha, caldos prontos e o molho de soja, devem ser controlados no cardápio de quem quer driblar a celulite. O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator predisponente para a celulite. O ideal é não consumir mais do que 1,5 grama de sódio por dia, o que equivale a 3,8 gramas de sal. Uma colher de chá de sal tem cinco gramas.

Refrigerante piora o problema?

Não é o gás do refrigerante em si que causa esse problema, mas sim a quantidade de açúcar presente nele. Cada copo de refrigerante  comum contem  em média 2 colheres de sopa de açúcar. É esse excesso de açúcar que faz com que o corpo acumule isso em forma de gordura. Você sabia que cada copo de refrigerante tem as mesmas calorias que um bombom do tipo alpino?

Alimentos integrais

Preferir sempre os alimentos integrais, pois são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras e regular o intestino. O Alimento Integral ainda aumenta a sensação de saciedade, pois demora mais tempo para ser digerido. Portanto, não se esqueça das frutas e verduras para aumentar a sua absorção de fibras!

Água
A água auxilia no processo de desintoxicação do organismo. Junto com as fibras aumentam o bolo fecal, reduzindo, assim, a constipação que afeta tantas mulheres. Faça a seguinte conta: 30 ml para cada quilo de peso. Portanto uma pessoa de 70 quilos deve domar 2,1 litros de água por dia.

O sucesso para uma pele livre de celulite é um corpo bem nutrido e em perfeito funcionamento. Siga as dicas e veja os resultados!
Aqui vão algumas sugestões de produtos: 



e compre com 20% de desconto

Verônica Laino – (CRN/SP: 26225)



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Primeiro passo para uma alimentação saudável!



Faça pelo menos três refeições por dia, como o café-da-manhã, o almoço e jantar. Além disso adicione  mais dois lanches saudáveis, o primeiro entre o café da manhã e o almoço e o segundo entre o almoço e o jantar.
Nunca pule as refeições, pois isto atrapalha o bom funcionamento do nosso organismo.
Você sabia?
Quando ficamos muito tempo sem se alimentar, o nosso organismo ativa o sistema de fornecimento de energia através das proteínas musculares, em outras palavras, o corpo começa a perder massa muscular para repor a falta de energia!
Ou seja, ao invés de queimarmos as gorduras localizadas queimamos a nossa massa muscular. Toda vez que isto acontece podemos sentir nosso hálito com gosto metálico.
Portanto, não se esqueça! Coma sempre as cinco refeições diárias, com um intervalo médio de 3 horas entre elas.
Verônica Laino – (CRN/SP: 26225)


MUITO ALÉM DO PESO!



Na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o documentário mais votado pelo público foi o “Muito Além do Peso”. A produção conta com o patrocínio do Instituto Alana, dirigido por Estela Renner e participações especiais como a do Jamie Oliver. Assista o vídeo na íntegra aqui: Muito Além do Peso
O documentário tem o objetivo de expor aos brasileiros a obesidade infantil no Brasil. Você sabia que 56% dos bebês tomam refrigerante frequentemente antes do primeiro ano de vida? Pois muitos pais não sabem que o refrigerante faz mal à criança, alguns pais pensam que se é permitido ser vendido, porque não é o ideal para a criança? Sabemos que o paladar dos bebês é criado nos primeiros anos de vida, ou seja, se uma bebida açúcarada e cheia de corante e conservantes é oferecida tão cedo a tendência é que a criança se acostume com aquele sabor e sinta prazer ao consumi-lo, resultado é que a cada 5 crianças obesas, 4 permanecerão obesas quando adultos e provavelmente também vão oferecer os refrigerantes para seus filhos, e com isso o ciclo nunca termina, elevando cada vez mais o número de crianças com sobrepeso no mundo.
Verônica Laino - Muito Além do Peso 8
 O que os pais devem ficar atentos é que a indústria alimentícia gasta bilhões de dólares por ano para aumentar a venda dos produtos e levar o consumidor a crer que aquele produto é bom e saudável, enquanto que o governo gasta apenas 50 milhões para divulgar o que são alimentos realmente saudáveis e como adquirir hábitos saudáveis. Nossas crianças ficam em média apenas 3 horas na escola e 5 horas em frente à televisão (segundo IBOPE/2001 e FGV:TEP), isso faz com que a criança seja o maior alvo destas propagandas enganosas e muitas vezes conseguem convencer os pais de que aquele produto é bom. Um estudo demonstrou que o consumo de alimentos não saudáveis pelas crianças aumenta em 134% quando expostas à sua publicidade. Por isso os pais devem se esforçar ao máximo para dizer não à criança quando ela pedir um alimento não saudável no dia a dia. A criança não é proibida de consumir estes alimentos, mas sim deve ser estimulada pelos pais a consumir alimentos saudáveis na maior parte do tempo e esporadicamente, uma vez por semana, por exemplo, os pais podem ceder aos pedidos das crianças e deixa-las consumir um doce ou um refrigerante ou consumir um alimento das cadeias de fast-food.
Verônica Laino - Muito Além do Peso 6
 As crianças tem consumido muitos alimentos açucarados, e muitos pais nem sabem que contém tanto açúcar nestes produtos. Você sabia que o brasileiro consome em média 51kg de açúcar por ano, o que equivale a mais de 4 kg de açúcar por mês. O problema maior é que o rótulo dos alimentos aqui no Brasil não é descrito de forma clara para o consumidor, que fica confuso ao olhar as informações e identificar o quanto de açúcar é adicionado às bebidas. Ao consumir uma latinha de refrigerante por dia durante uma semana, a pessoa consumiu aproximadamente 259g de açúcar, o que equivale a mais de 51 sachês de açúcar (5g), aqueles que encontramos nos restaurantes. Já o consumo de 1 latinha de refrigerante por dia, durante um mês, leva a pessoa a ingerir 1,11kg de açúcar o que equivalem a 222 sachês de açúcar (5g).
Verônica Laino - Muito Além do Peso
Com isso muitos pais preferem oferecer aos filhos os sucos de caixinha ou em pó, mas será que esta troca reduz o consumo de açúcar? Em 200ml de suco de caixinha, o que equivale a um copo médio, temos 29g de açúcar o que equivale a quase 6 sachês de açúcar (5g). A troca por uma bebida láctea pronta de sabor chocolate também não muda muito, pois possui a mesma quantidade de açúcar. A melhor saída é o consumo de suco natural ou de polpa congelada, e adicionar o mínimo de açúcar possível, se adicionar apenas 1 sachê de açúcar a redução já terá sido de quase 80% a menos! Para conservar o suco, o ideal é levar a bebida dentro de uma garrafa térmica, que é vendida junto com as lancheiras escolares.
Verônica Laino - Muito Além do Peso 99
Para finalizar o post, gostaria de alertar que não é substituindo o açúcar pelo adoçante que o problema será solucionado. O consumo de adoçantes não é recomendado para crianças que não possuem diabetes. Para saber um pouco mais sobre os malefícios dos adoçantes, confira a matéria: Adoçantes Artificiais: aliados ou inimigos da saúde? Por isso, evite comprar sucos e bebidas light, diet ou zero para seus filhos.
Para tentar driblar o consumo dos produtos industrializados pelas crianças montei um post com algumas dicas de como montar as lancheiras de forma saudável e que agrade as crianças, confira a matéria: Como montar uma lancheira saudável.
Verônica Laino – (CRN/SP: 26225)

Creatina engorda?




Giovana Guido - (CRN-3: 21630)

Ovo: amigo ou inimigo?



Durante décadas o ovo foi considerado vilão devido à quantidade de colesterol existente na gema. No entanto, os estudos recentes mostram que isso já foi desmentido e este alimento pode ser consumido diariamente sem afetar a saúde, além disso, ele possui diversas qualidades nutricionais. A ingestão de claras de ovo ou do suplemento albumina, sempre foi muito popular, principalmente pelos atletas de musculação, porém, a gema pode estar inclusa na dieta também!
Ovos possuem nutrientes como: ácidos graxos essenciais, carotenóides antioxidantes (luteína e zeaxantina), proteína de alta qualidade e colina. Então, o ovo deve ser incluído na dieta, pois além de ser nutritivo e saudável, tem baixo custo.
Analisando sua composição gordurosa, conclui-se que a gema tem 3,8g de gordura monoinsaturada (gordura boa), 1,36g de gordura poli-insaturada (gordura boa) e 3g de gordura saturada (gordura ruim). Apesar de ter um pouco de gordura ruim, essa quantidade não é muito significativa e além de tudo, a colina, presente na gema atua na redução da absorção do colesterol.
Dessa forma, fica claro que as pessoas podem incluir ovos em suas dietas (clara + gema) tendo benefícios em seu consumo diário. Algumas dicas:
- O consumo de ovos no café da manhã provoca maior saciedade reduzindo o consumo de alimentos calóricos nas outras refeições do dia. Os ovos também entram como opção mais saudável do que embutidos, queijos amarelos e margarina/manteiga;
- Consumir ovos com alimentos integrais e vegetais como: frutas, legumes e verduras, favorecem a perda de peso, além de proporcionar uma dieta equilibrada;
- O consumo diário de ovos também ajuda a fornecer proteínas de alta qualidade para praticantes de atividades físicas que desejam o ganho de massa muscular (um ovo tem cerca de 7g de proteína);
- A substância colina presente na gema, é muito importante para manter a saúde das funções cerebrais. Ela é componente chave para a formação de “transmissões” de mensagens e sinais do cérebro para nervos e músculos;
- A ingestão frequente de ovos também mantém a saúde de visão: os antioxidantes luteína e zeaxantina ajudam na prevenção da degeneração macular, que é a causa principal de envelhecimento dos olhos e outros problemas de visão com o passar dos anos;
- Os ovos podem ser consumidos cozidos, na forma de omelete, ovo mexido, patês, etc. Evite frituras e preparações gordurosas e com muito açúcar que os inclua;
- Uma excelente opção para quem quer evitar carboidratos antes de dormir é comer ovos cozidos com uma fatia de queijo ou um copo de iogurte ou fatias de peito de peru;
- Para vegetarianos: inclua ovos em sua dieta diariamente no lugar das carnes, eles são os substitutos perfeitos das proteínas alimentares.
Após esse artigo, tenho certeza que suas dúvidas em relação a este alimento acabaram! Consuma ovos diariamente: tenha saúde e qualidade de vida!
Giovana Guido - (CRN-3: 21630)



terça-feira, 2 de abril de 2013

Dicas para comer chocolate e não engordar!



Resistindo às tentações

O chocolate é considerado saudável e nutritivo, mas deve ser consumido com moderação.

- A recomendação de consumo médio é de 30 gramas por dia, cerca de 160 calorias.

Os tipos também influenciam no valor nutricional do doce. O chocolates meio amargo e amargo são os mais saudáveis. Por possuírem alta concentração de cacau (acima de 70%), são ricos em flavonoides, nutrientes que têm ação antioxidante e ajudam a manter o coração e as células saudáveis.

- A regra é: quanto mais escuro o chocolate, mais flavonoides ele tem, portanto mais saudável.

Na Páscoa, evite os ovos trufados com musse, marshmallow e crocantes, pois estes ingredientes têm alto teor de gorduras e calorias e evite o chocolate branco.

- O chocolate branco é mais calórico e gorduroso, já que sua composição é feita a partir da manteiga de cacau. Além disso, não tem ação antioxidante como os outros tipos.

Para tentar driblar a vontade de devorar chocolate, o ideal é não ficar mais de três horas sem comer.


Deixe o almoço de Páscoa mais light

A tradição de comer peixe nesta época pode fazer muito bem à saúde. Eles são fontes de vitaminas, proteínas e ácidos graxos Ômega 3 e Ômega 6.

Na hora da compra, conselho a optar pelos que têm menor quantidade de lipídios, como bacalhau, abadejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado e pescada. 

- Existem algumas espécies gordurosas, mas em geral o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e o frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.

Alimentação errada!



Muitas pessoas quando querem emagrecer fazem jejum e diminuem muito a ingestão nas refeições. 

Elas conseguem emagrecer, porém, mais tarde, ficam fracas, doentes e não conseguem mais emagrecer porque o metabolismo delas está baixo. 

Entram em depressão e, com a diminuição do hormônio leptina (hormônio que a gordura produz que sacia), começam recuperar todos aqueles quilos que elas perderam. 

Por isso, antes de emagrecer procure um nutricionista para você emagrecer de forma saudável e de forma definitiva.

A maioria dos meninos adolescentes que querem engordar come muito, conseguem engordar, porém estão com o colesterol alto e com intolerância ao hormônio insulina, pela ingestão em excesso de biscoito, pão francês, hambúrguer, suplemento protéico, chocolate, entre outros e, além disso, estão com aqueles pneuzinhos na barriga devido ao excesso de comida e/ou escolha alimentar errada.