sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dieta radical é prejudicial !


Quem faz dieta radical, possivelmente fica muito tempo sem comer e consome quantidades reduzidas. 

Com isso, perde muito mais massa magra (músculos) do que gordura, ou seja, quebra colágeno e como consequência vem a flacidez. O corpo não gosta nada da ideia de mexer nas reservas de energia e aumenta os receptores de gordura. 

Isso acontece porque é a gordura que garante a sobrevivência da nossa espécie. Quando a pessoa volta a comer a sua quantidade habitual, o corpo guarda mais gordura e nem sempre ela é estocada de maneira uniforme. 

Além disso, com a perda de massa magra diminui o metabolismo basal, ou seja, energia que o corpo gasta para viver. Quando volta a comer a quantidade de costume ganha peso e gordura com mais facilidade. Não contente, a pessoa faz outra dieta da moda e perde mais massa magra e isso vira um ciclo.

Na minha pratica clinica oriento sobre a importância da alimentação para beleza do corpo. Um corpo não flácido, com menos celulite e com menos acúmulo de gordura. Não sei se você notou, eu falei menos celulite e menos gordura. 

Não podemos esquecer do fator genético. Se a mãe tem celulite, a filha tem muita chance de ter também. Se a estrutura familiar é “larga”, não tem como ter um copo fininho. Mas isso não significa que se os pais tem obesidade, os filhos também terão. O hábito alimentar e o estilo de vida são fundamentais para o desenvolvimento da obesidade.

Uma alimentação saudável ajuda não só no controle de peso, mas também a diminuir a velocidade do envelhecimento, celulite, flacidez, acne, queda de cabelo e resposta adequada após procedimentos estéticos (lipoaspiração, peeling, drenagem linfática, etc).

Pense nisso. Alimentação saudável não é só para quem quer perder peso e sim para quem deseja manter a beleza do corpo.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como definir seu corpo?



Há pessoas que conseguem definir seus músculos com facilidade, logo depois de entrar na academia e executar as atividades indicadas pelos orientadores. 

Ocorre que muitas pessoas não têm o mesmo sucesso. Nesse caso, precisam aderir a uma dieta específica para atingir seus objetivos. Essa dieta, certamente, só surtirá os efeitos desejados se os exercícios, obviamente, continuarem. 

A dieta para definição muscular é baseada na combinação ideal de carboidratos, proteínas e gorduras. Como qualquer outra dieta, deve ser implementada gradualmente para auxiliar o organismo à adesão da nova dieta alimentar. 

Vamos a um projeto para ser executado em quatro semanas, deixo claro que as dicas não são personailzadas, necessitando ajuda de um NUTRICIONISTA : 

Primeira Semana 

Modere o consumo de pães e de preferência coma duas fatias do tipo integral. Quanto à proteína, além de peixe, carne e ovos; insira em sua alimentação, no intervalo entre as refeições, frutas ou uma barra energética (cereais). Alguns nutricionistas recomendam tomar pequenas doses de proteínas texturizadas (5 ou 6 vezes) durante o dia na minha pratica clinica isso varia conforme a ingestão de proteinas na dieta . 

Comer cadencialmente a cada quantidade de horas, como por exemplo a dieta das 3 horas dá ao seu corpo a energia de que precisa e, por sua vez, reduz a quantidade de gordura. Esqueça o bolo, chocolate, etc. As gorduras insaturadas são uma boa escolha para o estômago. Nos lanches, opte por queijo cottage ou outra modalidade de queijo preferido, sardinhas ou castanhas. Beba muita água e elimine gradualmente o consumo de álcool. 

Segunda Semana 

Inclua na sua dieta batata cozida assadas ou cozidas, pois seu aporte de vitaminas é maior do que se você comê-las fritas e a quantidade calórica diminui. A proteína vai ajudar, mais do que qualquer outro alimento, à definição abdominal(óleo de peixe, peito de frango, bifes de lombo, peru, etc). Lembre-se de comprar carne de qualidade e magra (não vale aquela picanha que você deve estar imaginando!). 

Deverá perder também o hábito de petiscar. Deverá inserir obrigatoriamente os legumes nas refeições principais, porque você vai necessita das vitaminas e minerais deles para metabolizar a gordura. 

Terceira Semana 

Coma moderadamente carboidratos como arroz e massas e gradualmente aumente a quantidade de legumes, se possível, os cozidos a vapor, que mantém maior valor nutricional. Esqueça tudo que cheire frituras ou manteiga. Reduza a ingestão de açúcar. Introduza carnes grelhadas e mal cozidas, fonte de proteína essencial. O chá verde na parte da manhã ajuda a perder gordura, perder líquidos e aumenta bastante o metabolismo (aprenda a fazer o chá corretamente, como ensinamos). Nesta fase, muita água é essencial para ajudar seu corpo a metabolizar a gordura. Um homem precisa beber pelo menos dois litros de água por dia e a mulher não muito menos que isso. 

Quarta Semana 

Nesta fase você deve controlar bem a quantidade de açúcar que entra no corpo. Não abuse dos sucos (evite os que contém muito açúcar, como o de limão) e tente substituí-los por água. Não abuse tanto da carne, lembre-se que o ideal é 1,5 g de proteína por quilo de peso corporal. Tente descobrir e inserir em sua dieta permanente as leguminosas (feijões, lentilhas, grão de bico), além de ovos e soja. Se for cozinhar, utilize a menor quantidade de gordura possível; nas saladas, não use mais do que uma colher de sopa de azeite por dia. 


LeoDiet - CRN 2729
fb.com/drleonardo.batistanutricionista

 ADQUIRA JÁ O SEU SUPLEMENTO ! 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Falando um pouco sobre os Ômegas


Tenho trabalhado 10 anos com sistema alternativo e revolucionário no quesito saúde.
 Minha pesquisa engloba:

• Os conhecimentos médicos ocidentais;
• A dinâmica energética da acupuntura;

• As filosofias da osteopatia e da quiropraxia;
• Os dados clínicos da cinesiologia aplicada. 

Sendo assim tenho feito uma terapia surpreendente simples e eficaz. Facilitando e permitindo o seu funcionamento como a natureza o idealizou.

As pessoas chegam à Maior Idade com grande nível de estresse trazendo também o comprometimento da saúde física (artrite e artrose), emocional (depressão, fobias, perda do raciocínio e memória, Mal de Alzheimer), Síndrome da Fragilidade (diminuição da capacidade visual e auditiva, diminuição dos reflexos), perda de habilidades e funções neurológicas.

Como funciona?

Minhas pesquisas com a Maior Idade tenho usado produtos naturais como a Ômega 3, 6 e 9  que ajuda o cliente na reposição da produção de colágeno pelo organismo, aumenta a capacidade de recuperação dos ossos e cartilagens como também o controle da Tireóide.

Percebi que os grãos de Semente de Chia têm uma grande propriedade antioxidante e de cálcio, rica em vitaminas do complexo B, ferro e magnésio.

Já o uso dos cereais integrais estes tem grande capacidade de fibras que complementam nossos alimentos diários contribuindo assim para a regularização das funções intestinais que ajudam na manutenção do corpo de forma natural e saudável.

Assim sendo, os clientes se beneficiam de melhoras duradouras na saúde em vez de apenas alívios de curta duração.
Luiz Guilherme Gomes Caravelli – CRT 42851


Clique aqui e 
adquira já um produto com os Ômegas 3.6.9 



Comer na hora certa, emagrece !

Não ter um horário certo para almoçar ou, simplesmente, pular a refeição pode prejudicar a saúde, em longo prazo. A produtividade, fatalmente, declina. Quem não come direito, sofre com dor de cabeça, mal-estar e alterações de humor.

Em co
ntrapartida, as substâncias presentes na comida também fortalecem habilidades como memória e concentração. No caso de quem faz esforço físico em seu ofício, há benefícios para os músculos.

“Peixes são fontes de ômega-3, que ativa a memória e é antiinflamatório. O zinco, presente nos frutos do mar, participa no sistema imunológico. O carboidrato da quinua ou das massas oferece energia. E o magnésio, presente nas verduras, atua contra a dor muscular”.

Fique sem comer e ganhe peso

Deixar de almoçar em alguns dias para ganhar tempo é uma estratégia que rende pouco. Afinal, a falta de nutrientes adequados para o funcionamento do corpo pode ser um campo para o desenvolvimento de problemas que, no futuro, farão o trabalhador se ausentar por um período mais extenso. E o que é pior, prejudicando sua qualidade de vida.

Nas contas da saúde, é melhor parar uma hora por dia para comer bem do que faltar ao trabalho uma semana porque ficou doente.

O ato de não almoçar é entendido pelo organismo como na época das cavernas: “há uma nevasca lá fora e acabou a comida, preciso economizar energia”. Desse modo, o metabolismo desacelera, aumentando a tendência a engordar. Por exemplo, uma atividade de repouso que normalmente consome 1400 calorias pode acabar consumindo mil. É um mecanismo de sobrevivência. Em pleno século XXI, o ser humano ainda não virou máquina.

Confira alguns alimentos que podem constar em sua dieta, aumentando as resistências do sistema imunológico. Em refeições que acabam sendo feitas em tempo curto, eles ajudam o organismo. Se você tem pouco tempo para almoçar, guarde esta lista indicada abaixo :

Shitake: aumenta a imunidade, estimula os macrófagos e linfócitos T e aumentam a produção de interleucina 1, substância que combate tumores. A dose recomendada é de 100 gramas por dia.

Alho: pode estimular a resposta imunológica e estimular os macrófagos. O alho é agente modificador da resposta imunológica. Recomendação: 2 dentes/dia.

Iogurte: o iogurte pode estimular a produção de anticorpos. Os lactobacilos do iogurte podem também combater as células cancerosas. Recomendação 180gramas/ dia.

Cenoura: o betacaroteno presente na cenoura estimula células imunológicas protetoras combatentes de infecções. Dose: 60 gramas /dia.




 Adquira já o seu ! 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Porque Ômega 3 ?


O ômega 3 é essencial para o funcionamento de dois órgãos importantíssimos: o cérebro e o coração. No coração, ele diminui o risco de ataques cardíacos, pois ele evita que as gorduras ruins (hidrogenadas e as saturadas) se fixem nos vasos sanguíneos, fazendo assim com que eles se entupam, causando os ataques cardiovasculares.


Já o cérebro é constituído de 20% de gordura, então é importante o cons
umo de ômega 3 para deixá-lo ativo, em sua deficiência o cérebro funciona lentamente causando assim a falta de memória.


Mas é muito bom ressaltar que o excesso de ômega 3 retarda a coagulação sanguínea e o necessário de consumo são 10% do valor calórico total do dia.



Os ácidos graxos ômega 3, como o ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e o ácido docosahexanóico, são ácidos carboxílicos poliinsaturados, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. 
Muitos deles (e outros ômega 6) são chamados de "essenciais" porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gorduras .



A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colestrol bom HDL . Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias,tromboxanos e leucotrienos.



Podemos encontrá-lo nas nozes, castanhas, peixes especialmente de águas frias, rúcula e nos óleos vegetais, como azeite, canola, soja e milho .



O uso de medicações antipsicóticas para prevenir psicopatias é controverso. 



O óleo de peixe, substância natural rica em ômega-3, pode trazer benefícios para uma série de condições psiquiátricas, incluindo a esquizofrenia, além de não apresentar efeitos adversos clinicamente relevantes.






LeoDiet - CRN 2729

Entre em nossa loja virtual e adquira já o seu !

Ômega 3 - 60 Cápsulas 1000mg               Multi Ômegas 3.6.9 - Chia-Coco-Cártamo


Permissões e Restrições na gravidez !



Uma mulher grávida pode tomar coca cola"? "Grávida pode comer chocolate e tomar café"? "Quais são os alimentos proibidos na gravidez"? 

O chocolate pode provocar cólicas no recém-nascido, mas não prejudica o feto. Portanto, durante a gestação o chocolate é liberado, mas com cautela, pois é um alimento que contém açúcar e gordura. Porém, o chocolate é proibido durante a amamentação.

Tanto a Coca 


Cola na gravidez quanto outros refrigerantes, assim como o café na gravidez, devem ser ingeridos com muita moderação. A gestante não pode abusar do café porque ele diminui a absorção de cálcio no organismo, e por conta dos componentes artificiais e do açúcar e sódio existentes nos refrigerantes, eles também devem ser consumidos em poucas quantidades.

Chás costumam ser relaxantes e agradáveis para as futuras mamães, mas cuidado! Chá preto, chá verde e chá branco, chá de canela e chá de cravo-da-índia devem ser abolidos. O chá preto tem altas doses de cafeína, além de causar prisão de ventre e redução do apetite. Os chás branco e verde aceleram o metabolismo, e também não devem ser consumidos pelas grávidas.

O chá de canela e o chá de cravo-da-índia são relaxantes mas podem causar complicações, chegando até a serem abortivos se consumidos no primeiro trimestre da gravidez. O chá mate também deve ser evitado, pois prejudica a absorção de nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê.

E o álcool na gravidez? Pode ou não pode? A sua liberação e contra-indicação é controversa, sendo terminantemente proibido por alguns médicos e liberado em pequenas quantidades por outros. Entre beber e não beber, o ideal é que a grávida opte por não ingerir bebidas alcoólicas durante toda gestação e amamentação.

Evite ao máximo o sal na gravidez! Sal em excesso é prejudicial em todos os momentos da vida, mas principalmente durante a gestação, pois a pressão alta pode ser muito perigosa principalmente na hora do parto.

Experimente temperar e preparar os alimentos com pouco sal, e capriche nas ervas secas como manjericão, orégano, tomilho, alecrim e coentro. Evite também alimentos enlatados, embutidos e defumados que são ricos em sódio.

E finalmente, modere nas guloseimas! Cuidado com o consumo de sorvetes, doces, bolos, pudins e geléias, manteiga, molhos prontos para salada ou a base de queijo, queijos amarelos, frios (salame, mortadela, presunto, etc), creme de leite, biscoitos e outros alimentos doces ou gordurosos. Eles são excessivamente energéticos e calóricos.


LeoDiet - CRN 2729

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Açaí com Guaraná - A Solução para a má disposição


Algumas plantas brasileiras são conhecidas popularmente e usadas há muitos anos por seus efeitos benéficos. Outras estão ainda em fase de estudos e pesquisas, e aos poucos todas elas vão mostando o seu valor, seja como alimento ou como medicamento. Nos últimos anos o mundo conheceu o valor nutricional e terapêutico do Açai, e assim, essa fruta saiu da amazônia para mostrar toda sua beleza e seu valor.
O velho Guaraná e o novo Açai tiveram o mesmo berço, e se encontraram há pouco tempo, complementando-se mutuamente em benefício do homem.
A Associação do Guaraná com o Açai é considerado um "casamento" perfeito para quem quer ficar atento e cuidar da saúde de forma preventiva. O guaraná promove a ação estimulante do sistema nervoso central, melhora a capacidade de concentração e raciocínio, favorece o trabalho muscular, diminui a fadiga motora e psíquica e promove a sensação de conforto e bem-estar devido a grande quantidade de cafeína.
O Açai, por sua vez, possui alta concentração de antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce. A antocianina presente no Açai possui propriedades terapêuticas entre os quais inclui-se o tratamento de retinopatia diabética e de doença fibrocística da mama. São agentes radioprotetores, quimioprotetores, vasoprotetores e antiinflamatórios.

Aminoácidos e minerais presentes no açaí, promovem a regeneração muscular, e os fitoesteróis auxiliam na redução de colesterol, melhora a imunidade e o estresse físico. Por ser um energético natural, o açaí combate o estresse físico e mental.

Por esses motivos, esta associação do Guaraná com Açai contribui para melhorar a disposição, principalmente para quem faz exercícios físicos e quer manter o corpo esbelto e saudável.
Muitas pessoas se preocupam em fazer exercícios e preparar o corpo para o verão ou para o carnaval. Vão em busca de bronzeamentos, regimes de emagrecimento, redução de gorduras localizadas e fortalecimento muscular somente nessa época. É um grande erro pensar que podemos descuidar do corpo no resto do ano, pois com o tempo, o corpo se desgasta e fica cada vez mais difícil manter a forma.
O conselho que dou a todos é que o corpo é nosso templo, e deve ser cuidado com amor e carinho. Devemos procurar recursos para ajudar a manter a saúde, e evitar os agentes prejudiciais, pois basta a ação do próprio tempo para envelhecê-lo.....
Tome consciência enquanto há tempo, pois uma grande verdade já foi dita pelo filósofo Juvenal (60-127 AC): “Mens sana in corpore sano” e "A sabedoria é o segredo da felicidade". 


Saúde a todos!




(Eliza Tomoe Harada)

 Adquira já o seu TurboX - 60 Cápsulas de 1000mg 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Óleo de coco faz perder a barriga


Óleo de coco e suas propriedades. Veja como emagrecer e diminuir a gordura abdominal com quatro colheres diárias desse líquido



Já ouviu falar no óleo de coco? Pois esse produto, à venda em lojas de alimentos naturais, virou febre nos Estados Unidos desde que se descobriu que ele é capaz de auxiliar na queima de gorduras. 

Em um estudo realizado nos EUA, ficou constatado que o líquido extraído do fruto do coqueiro pode dobrar o número de quilos perdidos durante uma dieta.

Esse óleo é milagroso
Na pesquisa, realizada na Universidade de Columbia, o óleo de coco foi adicionado à massa do muffin (um bolinho muito consumido pelos americanos) e sobre os pratos de comida das principais refeições dos participantes, que acabaram emagrecendo bem mais do que o esperado pelos próprios pesquisadores. Na barriga, então, o resultado foi incrível: sete vezes mais perda de medidas do que em uma dieta comum!

Se você também quer emagrecer com essa poderosa novidade, deve consumir de três a quatro colheres de sopa por dia de óleo de coco. Uma boa ideia é misturá-lo com sucos e vitaminas, mas ele também pode ser derramado sobre a salada durante as refeições ou mesmo tomado de colherada, já que tem um sabor agradável. Outra boa sugestão é usá-lo como um substituto da margarina e da manteiga na culinária, como no bolo cuja receita você confere na página ao lado. O frasco contendo 200 ml de óleo de coco custa cerca de R$ 30.

Comparado ao azeite de oliva extravirgem, também um excelente óleo para a saúde, o de coco provou ser mais eficiente para quem quer emagrecer. A diferença entre eles está nas moléculas, as estruturas minúsculas que formam as substâncias.

Enquanto o azeite de oliva é composto por moléculas de cadeia longa, o óleo de coco tem alto teor de triglicerídeos de cadeia média (TCM), o que torna a digestão de cada um diferente.

"A vantagem do óleo de coco é que ele é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumulando como gordura, ao contrário dos outros tipos de óleo", esclarece a nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde. Algumas pesquisas têm demonstrado que a gordura do coco funciona até mesmo para pessoas diabéticas ou com problemas de tireoide. Uma excelente novidade!

(Matéria retirada Revista Boa Forma Ed. Janeiro 2012)

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Dieta Atlântica


Dieta Atlântica x dieta do Mediterrâneo
Ambas têm seus princípios básicos parecidos, como na indicação de grandes quantidades de frutas, verduras e legumes in natura, peixes e frutos do mar, vinho e cereais integrais. "Elas estão igualmente atreladas ao estilo de vida e valorização de uma comida bem feita, bem mastigada e ingerida em um momento de tranquilidade sem agitação contemporânea", lembra Luciana Harfenist, nutricionista funcional, do Rio de Janeiro (RJ). No entanto, a do Mediterrâneo traz o azeite de oliva extravirgem como estrela, em contrapartida a Atlântica dá um destaque maior aos peixes e frutos do mar. "A principal diferença entre elas, na realidade, é a presença moderada de carne vermelha e suína e leite e derivados permitidos na dieta Atlântica", explica Karina Barros, nutricionista da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad).

Santo azeite
O óleo não deve ser submetido a altas temperaturas, para preservar todas as suas propriedades antioxidantes e benefícios à saúde relacionados à diminuição do processo inflamatório, proporcionando longevidade. "Vários estudos comprovaram que o consumo de duas colheres (sopa) ao dia do alimento - rico em ômega 9 - previne doenças crônicas e degenerativas", diz Luciana Harfenist, nutricionista funcional do Rio de Janeiro. A recomendação é a de que o óleo seja utilizado em cima de folhas verdes, legumes ou para finalizar as preparações.

CARDÁPIO ATLÂNTICO

Café da manhã
Opção 3 | 1 copo de suco de laranja sem açúcar + 1 fatia de pão de forma integral + 1 unidade de ovo de galinha cru mexido com peito de peru + 3 fatias de peito de peru.
Opção 4 | 1 taça de saladas de fruta + 1 colher (sopa) de cereal integral + 1 xícara (chá) de leite desnatado + 1 fatia de pão de forma integral light + 2 fatias de carpaccio de salmão + 1 colher (chá) de azeite de oliva.

Lanche da manhã
Opção 3 | ½ manga + 1 pote de iogurte de frutas.
Opção 4 | 1 banana + 6 unidades de macadâmias.

Almoço
Opção 3 | ½ prato de alface roxa + 1 colher (sopa) de vagem cozida + 4 tomates cereja + 1 colher (sopa) de feijão branco cozido + 1 colher (chá) de azeite de oliva + 1 fatia de pão de forma integral + 1 porção de sardinhas ao forno (Veja receita).
Opção 4 | ½ prato de alface crespa + 1 colher (sopa) de cenoura ralada + 3 fatias de pimentão vermelho + 2 colheres (sopa) de grão de bico cozido + 1 colher (chá) de azeite de oliva + 2 colheres (sopa) de arroz integral + 1 porção de filé de merluza ao forno.

Lanche da tarde
Opção 3 | 1 unidade de nozes + 1 fatia de queijo minas frescal.
Opção 4 | 2 unidades de cookies integrais + 1 colher (sopa) de capuccino em pó.

Jantar
Opção 3 | 1 prato de alface cresça + 3 fatias de tomate + 4 cenouras baby + 3 ramos de couve-flor cozida + 1 colher (sopa) de sementes de girassol + 1 colher (chá) de azeite de oliva + 1 porção de fritada de abobrinha.
Opção 4 | 1 pires de salada de 3 grãos (ervilha, grão de bico e lentilha) com molho vinagrete + 1 porção de badejo ao forno.

Lanche da noite
Opção 3 | 1 xícara (chá) de chá de melissa.
Opção 4 | 1 xícara (chá) de chá de erva-doce.

RECEITA 

Sardinhas ao Forno
Ingredientes 
6 sardinha 
2 cebola 
1 fatia tomate 
3 colheres (sopa) de salsinha 
4 azeitonas verde 
4 fatias de pimentão vermelho 
4 fatias de pimentão verde 
1 colher (chá) de alcaparras 
3 colheres (sopa) de vinagre
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de orégano 
1 colher (sopa) de azeite de oliva 
1 colher (chá) de sal

Modo de fazer
Higienize todos os vegetais e corte em fatias finas as cebolas, pimentões, tomate e azeitonas, acrescente as alcaparras e tempere com sal, orégano, vinagre, misture bem e reserve. Limpe as sardinhas, deixando-as abertas e sem espinhas, tempere-as com sal, suco de limão e vinagre, reserve. Em um refratário coloque uma parte de vegetais temperados, em cima as sardinhas e por cima coloque o restante dos vegetais. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno médio por 30 minutos ou até que as sardinhas estejam cozidas. Retire do forno, acrescente a salsinha picada e o azeite. Sirva quente ou fria.
Cardápio e receita elaborados por Roseli Rossi - Especialista em Nutrição Clínica e responsável pela Clínica Equilíbrio Nutricional, de São Paulo

(Matéria retirada - Revista Pense leve Ed. Junho 2012)